2 de setembro de 2011

O que fazer se perder o seu Animal

Dica num fórum:

Para ver se ajuda, deixo aqui uma dica que normalmente ajuda e muito. Sempre que um cão se perde, volta ao local onde viu pela última vez o dono... isto eu sei que não estou a dar novidade nenhuma... Agora a dica, que me foi ensinada por um caçador "velhote" e que mais verdade não poderia ser: Amigo, vá ao local onde avistou o animal pela última vez, leve uma camisola ou casaco seu, que tenha usado há pouco tempo e não tenha lavado, "de preferência" um casaco que os animais o tenham visto a usar, e amarre a peça de vestuário a um arbusto, de maneira a que fique uma grande superfície caída no chão, para o animal poder usar de cama... leve ainda a comida mais comum que dava ao animal e espalhe um bocado, num diâmetro de cerca de 10 metros à volta da camisola... Assim, e por norma, o animal vai ao local, vai ficar por lá e vai começar a pernoitar sobre a camisola, devendo então ao anoitecer, deslocar-se ao local e se tiver sorte, "se ninguém agarrou o animal", vai lá encontrar o animal... Penso que isto pode ajudar, falo por aquilo que me ensinou um caçador bem "velhote", e por uma experiência azarada que tive há algum tempo.

Testemunho sobre o mesmo assunto:

"Eu já perdi uma cadela quando ia para a caça. Na autoestrada e fui mandado parar por um caçador desconhecido, para me mostrar que levava a porta do atrelado aberta, e era verdade. Como ja estava a uns 60 kms, primeiro pensamento se foi no auto estrada, já morreu debaixo de um carro. Depois da caçada lembrei-me que poderia ter sido perto de casa e no dia seguinte fui ensaiar e a porta abriu-se numa curva. Aí chamei pela cadela, nada, nesse dia à noite voltei lá e chamei pela cadela, nada. No dia seguinte de manhã fui lá colocar cinco peças de roupa não lavada num raio quadrado de três kms, e no dia seguinte fui e chamei a cadela naquela zona e passado uma hora e tal a cadela apareceu junto de mim, ainda hoje tenho essa cadela que tem nove anos a melhor cadela que tenho, tive muita sorte."

________________________________


- Colocar anúncio no site Encontra-me.org. Coloque o número do chip, o site é seguro e só publica os 4 últimos dígitos. Mesmo que não tenha foto, é muito importante que arranje uma na net de um animal o mais parecido possível. Sem foto, reduz imenso as probabilidades de alguém olhar e pensar ‘eu já vi um anúncio de um animal que foi encontrado e era mesmo parecido com este’.
- Primeiras horas são cruciais. Faça passar a palavra também no Facebook. Se possível, crie uma página no Facebook exclusivamente dedicada à procura do seu animal. Como agora o Facebook identifica todas as partilhas que são feitas de cada apelo, vá verificando se numa dessas partilhas alguém terá dado uma pista. Tem acontecido aparecem pistas não nos apelos originais, mas sim nos apelos dos murais onde foram partilhados.

- Por baixo da foto do anúncio que colocar no Encontra-me, clique em "folheto" e imprima vários. Comece imediatamente a colocá-los em sítios visíveis e movimentados ao redor do local do desaparecimento, tais como cafés e outros estabecimentos comerciais, paragens de autocarro, junto a caixas multibanco, a semáforos, bombas de gasolina, contentores do lixo e escolas. Coloque alguns junto à praia. Meta nas caixas do correio. Contacte veterinários e lojas de animais e deixe folhetos. A divulgação exaustiva através de folhetos é essencial pois se alguém o encontrar e/ou recolher é a única forma de o devolver quando não tem qualquer identificação.

- Informe o Sira (213 257 812) e o Sicafe (217 808 208).

- Quando pesquisar em sites e no Facebook, não se limite à sua zona geográfica. Há casos de animais que apareceram a mais de 300 kms. Não ponha de lado um anúncio de um animal encontrado só porque está muito distante de onde desapareceu. Há quem encontre animais e os adopte logo (ou ponha para adopção, podendo ir para qualquer outro ponto do país) e depois pode acontecer voltarem a fugir. Exº Um casal encontrou um cão de raça na Maia. Ficou com ele, julgando-o abandonado (o que seria pouco provável, porque os de raça são facilmente adoptáveis, mas pode acontecer... há todo o tipo de ‘donos’) e depois foi com ele a Lisboa e perdeu-o lá. Isto é verídico. Resultado: o cão anda já a 300 km do local de onde se perdeu.

Outros exemplos: 1. alguém o encontrou, ficou com ele, levou-o de férias e ele fugiu; 2. alguém o encontrou, achou que tinha sido abandonado e deu-o para adopção. Com 'sorte' e com a ajuda da companhia das boleias, terá ficado em território nacional. Com sorte. Porque há muitos animais de Portugal que seguem para adopção na Alemanha e outros países (são acordos de associações); 3. Alguém, por inimizade para com os donos, roubou-o e largou-o numa estrada, num canil, em qualquer lado, a muitos kms de distância; 4. Acampamentos; viram-no e ficaram com ele, ou roubaram-no, e seguiram caminho.

- Pesquise os anúncios antigos de animais encontrados e pesquise os comentários nos anúncios de animais desaparecidos parecidos com o seu (procure por macho/fêmea, mas não ponha cor, pois nem todas as pessoas põem a mesma cor secundária e principal. Quando há castanhos, dourados, laranjas e amarelos, mais complicado fica, por isso não ponha cor nem porte, dá-lhe mais páginas para ver, mas é melhor procurar só por 'cão' e 'macho' ou ‘fêmea’). Procure mesmo nos cancelados e expirados. Pode ser que nas dicas que lá foram dadas, algum dos meninos pudesse ser o seu. Este conselho é para a pesquisa no Encontra-me, mas também é válido noutras páginas.

- Consulte (pesquise pelo número do chip) esta lista actualizada diariamente:
http://www.dgv.min-agricultura.pt/xeov21/attachfileu.jsp?look_parentBoui=440864&att_display=n&att_download=y

- Coloque anúncio também nos jornais, pois quem o encontrar pode não ir à Internet. No jornal Ocasião, os anúncios são gratuitos. Mas se puder, deixe anúncio com foto também em jornais de grande distribuição.

- Nem sempre os canis os apanham logo. Ir assiduamente aos canis da zona e deixar lá foto do animal.

- Deixar foto nos veterinários locais. Se tiver sido roubado e vendido, o novo dono poderá ir com ele ao veterinário.

- Ir às associações de protecção dos animais, pode ter sido recolhido por alguma.

- Além do canil da zona, ver também nos canis dos arredores, tem acontecido irem parar animais a associações e canis bem longe de onde desapareceram. Eles podem andar mts kms por dia.

- leve comida de que o animal gosta. Se desconfia que está nalgum terreno ou zona de matagal, deixe lá ficar uma coisa dele (um cobertor, por exemplo, para ele se sentir aconchegado com a recordação e permanecer pelo mesmo local).

- se o animal tem um companheiro, leve-o nas suas operações de busca.

- Não deixe expirar anúncio. Pode fazer a diferença entre a vida e a morte de um animal. Exº: está um animal num canil. Alguém lê sobre isso, espreita o Encontra-me, mas apenas os anúncios activos. O animal é abatido e afinal estava num dos anúncios expirados. Sobretudo não o cancele (devido a ter passado demasiado tempo), pois nesse caso os seus contactos desaparecem e quem queira ligar, mandar sms ou email não consegue. Também acontece alguém poder tê-lo recolhido, entretanto por motivos vários (falecimento, mudança de casa) o animal volta para a rua ou vai para o canil... daí que seja importante deixar fotos nos canis.

- Não desista, não perca a esperança. No Encontra-me há uma secção dedicada aos casos de animais que foram reencontrados mais de 6 meses depois. Estão lá casos de alguns anos depois. Vale a pena ler os comentários, contêm muitas dicas.

- Se desconfia que foi roubado, faça queixa na polícia. E espreite para dentro de carrinhas grandes, pode estar metido dentro de alguma.

- Em alturas de menor ruído sonoro nas ruas (bem cedo de manhã ou então à noitinha) ande de carro pela zona. Os animais conhecem o som dos carros dos donos.

_________________________


Leia aqui os conselhos do Encontra-me.org para procurar o seu cão:

Leia aqui também estes conselhos:http://www.cachorroperdido.com.br/cao_perdido.aspx

COMO FAZER O CARTAZ/ FOLHETO:
(retirado de http://www.cachorroperdido.com.br/noticia.aspx?id=35)
Espalhar o cartaz com a foto e os dados do animal é fundamental. Porque muitas pessoas não conhecem determinadas características pela raça, nem conseguem visualizar mentalmente o animal.

Coloque apenas as informações necessárias, coloque em tópicos, nunca texto corrido. Coloque o mais simples e mais directo possível, para as pessoas que andam e passam olharem e assimilarem na hora, além de não perderem muito tempo para ler toda informação.

Coloque no cartaz a palavra PERDIDO ou PROCURA-SE bem grande no topo, para chamar a atenção. Por baixo, coloque uma foto boa do animal (dê preferência por foto colorida) e abaixo dela, coloque os dados, por exemplo:
Raça – sexo – idade
Depois pode colocar o nome do animal e o dia que foi perdido (00/00/00)
Rua, bairro em que desapareceu
Contacto: telefone e email – seu nome
RECOMPENSA (grande) – não estipule valores.

Você pode imprimir e fazer no tamanho A4. E depois é fazer fotocópias da folha, faça muitas, muitas cópias. Em geral é muito barato. Xerox colorida, sai pouca coisa mais caro, mas compensa bastante. Faça um folheto bem simples, com letras simples, para assimilação fácil e rápida.

LINKS ÚTEIS para pesquisar em sites e páginas no Facebook
- Associações/albergues de animais abandonados/encontrados
- Muita atenção às muitas páginas de associações no Facebook.

Pesquisar nos álbuns de fotos, tanto os álbuns dos que estão para adoptar como dos que já foram adoptados. E por vezes, quando se entra na secção das fotos, há mais álbuns do que aqueles que aparecem na página de abertura das fotos. Para ver todos os álbuns, tem de clicar em cima, onde diz ‘Fotos’.

Exemplos de páginas do Facebook dedicadas a estes casos (muitas vezes, há quem coloque lá fotos de um animal que recolheu, que viu na rua... pode ser o seu!)

Também há muitos canis com página no Facebook. Escreva canil e aparecem logo muitas sugestões. Mas há outros que não deixam divulgar fotos e que pelo telefone nem sempre dão a informação correcta. Há que ir pessoalmente ver.

Neste site, no rol do lado direito, tem também muitos links úteis:


Se encontrar um animal:

- Não parta imediatamente do princípio que está abandonado. Mesmo que o veja a ser largado de um carro. Há casos em que quem o faz não é o dono, mas sim alguém que roubou mas viu que o animal não correspondia aos seus desejos.
- Tire-lhe fotos.
- Coloque anúncio no Encontra-me.
- Publique no Facebook.
- Se possível, recolha-o. Na rua são facilmente atropelados, vítimas de muitas maldades ou até do estado do tempo...
- Se o recolher, deixe que ele tenha acesso à parte da frente de sua casa (se isso for possível e se houver segurança para o animal – não haver hipótese de ser roubado), para que assim possa ver o seu dono ou ser visto por ele.

Conselhos para não perder (ou não voltar a perder) o seu animal:

- Coloque chip (se mudar de contacto telefónico ou morada, actualizar)
- Não basta ter chip. Tem de estar registado nas devidas bases de dados e na sua junta de freguesia
- Coleira, medalhinha com identificação
- Quando sabe que vai haver foguetes ou trovoada, mantenha o seu animal junto de si. São imensos os casos de animais desaparecidos nas vésperas dos santos populares, por exemplo. Puxam a trela (se é que iam de trela...), saltam os muros dos quintais, das moradias.. ficam em pânico.
- Sempre de trela. Pela mais pequena distracção ou susto, desatam a fugir. Mesmo os bem treinados.
- Não os deixe ‘irem dar a sua voltinha’ sozinhos. Um animal sozinho na rua está exposto a perigos que muitas vezes nem se imagina.
- Se puder, deixe o seu animal dentro de casa quando sair. Se ficar no jardim, quintal, terraço, terreno... pode ser roubado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de carácter,

e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem."

.

Arthur Schopenhauer