29 de maio de 2011

Autarcas da Idade Medieval aqui em Portugal


É incrível como em pleno século XXI ainda consigo ficar completamente espantada com a falta de inteligência, de construção cívica e de educação dos ditos adultos, sendo, ainda por cima, autarcas que deviam dar o exemplo.

Estou francamente desiludida com os autarcas todos da CM do Porto, que mostram não terem Evoluído, apesar de já o ter percebido quando vi as árvores e os jardins da avenida dos aliados serem arrancados e substituídos por cimento! Contudo desta vez foram longe demais! Agora querem que deixemos os Animais abandonados morrer à fome como forma de controlo da natalidade!

Pensei que o presidente estaria mais evoluído e seguisse o maravilhoso exemplo das autarquias que resgatam os Animais, esterilizam-nos e colocam-nos para adopção, ou ainda melhor de vários países que nada tiveram a ver com a Era dos Descobrimentos feitos por Portugal mas que mesmo assim conseguiram evoluir e avançar alguns séculos em relação a Portugal... Como se explica isto? É fácil! Os governos e os autarcas não pensam no País, pensam sim, neles! A subida ao poder é de facto uma subida ao poder e nada mais que isso significa para eles, senão Poder e a ganância comanda-os e consome-os porque são seres vazios e frívolos.

Há uns séculos atrás Londres decidiu exterminar todos os cães e gatos da rua, como resultado desse acto medieval a cidade encheu-se de ratos, porque não havia gatos para os caçar, e, por consequência, sucederam-se epidemias de doenças, transmitidas pelas pulgas dos ratos, e muitas muitas mortes, um período sombrio, tão sombrio como a cidade em que o sr presidente quer transformar o Porto, a minha cidade e de todos os que cá têm o coração...

Espalhem a palavra, não fiquem indiferentes, já basta! Basta deste Rio de sangue no Porto!

E o sr presidente ainda diz que cabe a todos nós restaurar o equilíbrio entre a Natureza e a cidade? Mas como? Se nos destruiu toda a Natureza nesta cidade?... Cimentou os espaços verdes e cortou as Árvores, tão importantes, que nos dão sombra no calor intenso e purificam o ar poluído da cidade...
Sugeria-lhe que se preocupasse em restaurar as casas abandonadas, recheadas de lixo e doenças, que caem a cada esquina do Porto, ou então transformá-las em espaços verdes de lazer e descanso, dar vida à história desta cidade que desaparece ano após ano entre pedras, tijolos, grafittis e cortinas cinzentas a esvoaçar pelas janelas partidas das casas sem vida; arborizar as centenas de terrenos abandonados e cobertos de mato propícios a incêndios e doenças (e que são autênticos móteis de consumo de droga); arborizar as ruas das quais se queixa agora de ficarem sujas pelas aves a quem lhes foram retirados os ramos e criar um Centro de Recuperação Animal como existe em Gaia!

Que tal ser um autarca responsável pela sua cidade em vez de destruir o pouco encanto que ainda lhe resta?
E em relação aos Animais, não tem o direito de lhes tirar a vida, porque não é Deus! E sabe, antes de chegar cá, já eles cá estavam, por isso se alguém é dono desta terra que pisamos, são eles, os Animais, que eram felizes e a preservaram até terem chegado os homens!

Um bom governador é aquele que observa o que o rodeia e segue os bons exemplos, aqueles dos quais se colherão os bons frutos.
Por onde passo observo, analiso, questiono, informo-me, algo que todos os autarcas deviam fazer.

Não sei em que pretende transformar o Porto, este presidente, mas se tenta que se pareça com Paris ou Londres, caminha no sentido oposto, porque eu sei que gosta de coisas cinzentas, certamente gostaria de viver entre o nevoeiro cinzento da revolução industrial, e tenho a certeza que todos nós estaríamos mais felizes se neste momento o pudéssemos ver apenas num quadro antigo, mas Londres e, principalmente, Paris, embora cinzentas, estão maravilhosamente planeadas, poucas são as ruas sem as sombras de árvores, poucos são os metros que se caminham sem encontrar um jardim, pequeno ou grande, cheio de relva e árvores, onde as pessoas se podem sentar num banco e ler à sombra enquanto os pássaros chilreiam e se ouvem os risos de crianças a correr descalçar, como também podem deitar-se na relva  à sombra ou ao sol, rodeadas por árvores, as lojas são cobertas de flores, mesmo que isso aproxime pombas e pardais, eles não se importam, eles respeitam a Natureza... Os rios que as atravessam são mais limpos que o rio Douro mesmo estando tão próximo do mar e os autarcas defendem políticas de esterilização... Além disso ao fim de cada dia eles limpam e lavam as ruas da cidade. A maior parte do lixo que vê no Porto é o lixo das pessoas, que atiram da janela do carro ou quando caminham na rua, muitas vezes com um contentor ao lado, mas atiram para o chão num acto completamente automatizado... e sabe porquê? Porque a CM do Porto não se lembrou de criar uns folhetos a  explicar às pessoas que não devem deitar lixo e cigarros para o chão. Sabe o que acontece ao pé duma Criança se calcar um cigarro aceso atirado para o chão? Ou à pata dum Animal... Calque um e sinta por si próprio como é viver rodeado de pessoas egoístas que nunca pensam em mais ninguém a não ser em si próprias, tal como os autarcas desta cidade.
Na Escócia os Animais são tratados com respeito, existem equipas e carros nas ruas (Animal Rescue) que pertencem ao estado, como nós cá temos o inem, que vão onde for preciso ajudar um Animal.
Na Escócia o planeamento urbanístico é pensado, não se vêm postes e fios eléctricos a atravessar as paisagens e as estradas, a cruzarem-se, abandonados porque decidiram colocar outros mais ao lado, não se encontram mais estradas que casas, não se constroem pontes e viadutos onde já os há mesmo ao lado, não se estraga a paisagem nem a Natureza, a não ser para o necessário e imprescindível.
Há que evoluir, aprender com os outros e seguir os bons exemplos.

____________________________________________


Fica aqui o comunicado da C.M. do Porto:



A Câmara Municipal do Porto, através do Pelouro do Ambiente e Juventude, lançou um panfleto informativo, apelando à população para colaborar na redução de alimento disponível nas ruas para os animais errantes. 
São inúmeros os pedidos que têm dado entrada na CMP de intervenção para o controlo de pombas, gaivotas e de gatos errantes. Estes animais são fonte de incomodidade e prejuízos materiais na cidade. Os alertas estão invariavelmente associados à oferta de alimento nas proximidades.
Os incómodos e eventuais riscos para a saúde pública, associados ao elevado número de animais nas ruas, levou à elaboração de uma campanha de controlo de populações animais que está a ser desenvolvida pelo Pelouro do Ambiente. Esta iniciativa inicia-se com o lançamento de um panfleto informativo que apela ao público para colaborar na redução de alimento disponível nas ruas. Ao mesmo tempo, aconselha os proprietários a proteger os seus gatos, evitando que circulem livremente. Cópias do panfleto serão distribuídas em inúmeros locais, nomeadamente, nos locais de atendimento da autarquia, juntas de freguesia, escolas, lares de idosos, praças da cidade.

Link:
http://www.cm-porto.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=cmp.stories/16690

46 comentários:

  1. Iniciativas como éstas acabam dando margem a monstruosidades como ocorrido no início deste mês,na cidade de Ribeirão Preto no estado de São paulo,aqui no Brasil,quando uns 50 gatos,cachorros e gambás foram envenenados.

    veja os links:http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/914852-maior-chacina-de-animais-de-ribeirao-ja-tem-45-bichos-mortos.shtml

    http://diva-alternativa.blogspot.com/2011/05/40-anjos.html?spref=fb

    O correto seria desenvolver programas de castrção para evitar que estes bichinhos continuem se reproduzindo.Mata-los de fome ou envenenados não é uma solução aceitável!
    Precisamos rever nossos atos e certificarmo-nos se realmente somos nós os "animais racionais"!!!

    ResponderEliminar
  2. deixei o meu post, manifestando o meu inteiro desagrado directamente no site da CMporto!

    ResponderEliminar
  3. Senhores Autarcas.
    Escusado será dizer que esta campanha prima pelo ridículo, pela crueza de sentimentos e desprezo para com todos aqueles que lutam diariamente pelos direitos dos animais e que, ao invés de resolver o problema a montante - esterilizar os animais errantes - e promover uma cultura de cidadania responsável, um pedagogia do respeito pelo próximo (incluo aqui os animais), promovem a crueldade, o abandono, o absentismo, a falta de sentido ético, dando voz a pessoas que simplesmente se incomodam com aqueles que não não fazendo mal a ninguém, dependem de nós, sofrem como nós, têm fome como nós.

    Isto é o cúmulo da frieza de carácter, do esvaziamento de valores de quem tem nas mãos o poder/dever de cuidar "do destino" da nossa cidade!

    Os animais errantes, não são à semelhança dos sem-abrigo, capazes de prestar serviços à comunidade como contrapartida das ajudas,dos subsídios pagos com o dinheiro de todos nós, nem pediram a ninguém para estar aqui à mercê do homem, dele dependentes.

    Fica aqui o meu desejo que, um dia, os senhores que tiveram esta bela ideia e solução de fácil execução, tenham o mesmo destino que reservaram para os animais errantes.

    Isto chegou ao cúmulo da tirania, da sem-vergonhice, da falta de escrúpulos...que já vai sendo regra no tempo e que vivemos.

    ResponderEliminar
  4. Seria bem mais inteligente espalhar gastar o dinheiro em panfletos a apelar à esterilização dos animais e ao não abandono, anunciando pesadas multas para quem abandone.
    Seria louvável entregar para adopção os animais jovens e adultos que são apanhados pelo canil já esterilizados.
    E poderiam seguir o exemplo do canil de Gondomar e fazer campanhas de esterilização a preços simbólicos para pessoas comprovadamente carenciadas...
    Para variar, só se gasta dinheiro no que não se deve e depois não há dinheiro para o que é realmente importante.

    ResponderEliminar
  5. Por algum motivo aparecem sempre 0 comentários no link da CM do Porto. Por isso se não conseguirem comentar lá, comentem aqui que eu vou fazer questão de enviar todos os comentários, incluindo o meu texto directamente para o sr director do Ambiente. Obrigada

    ResponderEliminar
  6. Tanta falta que fazem panfletos sobre a necessidade de esterilizar, vacinar, desparasitar. Tanta falta que faz formação para os tratadores dos canis municipais. Tanta falta que faz olhar para os bons exemplos (que com certeza deram muito trabalho a erguer) e segui-los. Tanta falta que faz a vontade de ser parte da mudança para melhor.
    Mas para fazer isto, conseguiram dinheiro, iniciativa e alguém para escrever um chorrilho de disparates. Que tristeza, que irresponsabilidade, que desleixo.

    ResponderEliminar
  7. Pois... Por estas e por outras é que eu preconizo, em prol da salvação DO PLANETA, o extermínio DA HUMANIDADE! Só assim é que algum dia se irá conseguir salvar a Terra, e a biodiversidade...

    ResponderEliminar
  8. Incrível como o ser humano continua a julgar-se único senhor e detentor deste Planeta!!! As atrocidades sucedem-se ante o olhar impávido e sereno da maioria.
    Como é possível uma lei que proíba alimentar errantes? Como é possível que um animal seja uma "coisa", como se não tivesse sentimentos nem sentisse dor?!?
    Como é possível maltratá-los, matá-los, ignorá-los no seu sofrimento?!?
    Como é possível que em pleno século XXI se utilizem em circos e touradas medievais?!?
    Como é possível que nos dias de hoje a Câmara do Porto venha com uma medida destas, acentuando ainda mais nas pessoas a noção de que não se deve mexer nos animais errantes e deixá-los antes à sua sorte?!?
    Que tal educar os cidadãos civicamente, e à semelhança de outros países, instituir locais próprios onde a população vai cuidar na rua dos animais que não são de ninguém e portanto de todos nós?!?!?!?
    Miséria de país atrasado!!! Tenho vergonha que Portugal seja conotado no estrangeiro como atrasado e ignorante, maltratante, no que aos animais diz respeito!!!!
    Marta Dutra

    ResponderEliminar
  9. Não acredito! Como é possível existir gentinha com estas ideias?!!! Caramba! Uns lutam para salvar outros ajudam e pedem para matar! E que tal um pouco do vosso ordenado á nossa custa seguir para os canis e gatis existentes para castração dos animais abandonados e para que tenham um resto de vida feliz. Por acaso já sentiram uma lambidela de um gato ou cão a agradecer o pouco que lhe dão? Já olharam nos olhos de um cão e viram o amor, dedicação... a ternura... nunca foram defendidos em criança por um cão? Pelo amor de Deus! Parece que nem existe nada de compaixão nessas vossas mentes! Tenham dó!!!!

    ResponderEliminar
  10. Cada vez mais tenho pena de viver neste país, em vez de evoluirmos..não! Só sabemos andar para trás. Como é possivel haver campanhas deste género em que Câmara Municipais incitam as pessoas a serem crueis em vez de olharem para quem mais precisa deles.
    Não sei se será ignorância ou maldade, mas de acordo com a Resolução da Assembleia da Republica nº 69/2011, foi recomendado ao Governo que "promovesse a realização de RED ( Recolha, esterilização e devolução) em colónias de animais de rua estabilizadas e instituísse o conceito de "cão ou gato comunitário", que garantisse a protecção legal dos animais que são cuidados num espaço ou via pública limitada, cuja guarda, detenção, alimentação e cuidados médicos-veterinários são assegurados por uma parte de uma comunidade local de moradores."

    No limite, e como já li algures, podemos começar a "dispensar" os sem-abrigo :(

    ResponderEliminar
  11. "A GRANDIOSIDADE DE UM PAÍS, VÊ-SE PELA FORMA COMO TRATA OS SEUS ANIMAIS"GHANDI
    POR ISSO JAMAIS CRESCEREMOS , SEREMOS SEMPRE UM PAÍS DE GENTE MESQUINHA, ENQUANTO TIVERMOS GENTE QUE NÃO PROTEGE OS ANIMAIS, A COMANDAR OS DESTINOS DESTE PAÍS....

    ResponderEliminar
  12. REALMENTE ISTO CADA VEZ ESTA PIOR

    MAS COMO DISSE ANTERIORMENTE REPITO:

    Animais Errantes, Pessoas Errantes!!!
    Ambos vivem na rua e ambos sao alimentados por pessoas.
    Se não se pode alimentar os animais, então não se pode alimentar pessoas.
    Diferença entre eles: Ambos são ANIMAIS !!!

    ResponderEliminar
  13. REALMENTE ISTO CADA VEZ ESTA PIOR

    MAS COMO DISSE ANTERIORMENTE REPITO:

    Animais Errantes, Pessoas Errantes!!!
    Ambos vivem na rua e ambos sao alimentados por pessoas.
    Se não se pode alimentar os animais, então não se pode alimentar pessoas.
    Diferença entre eles: Ambos são ANIMAIS !!!

    ResponderEliminar
  14. Exmos. Senhores Vereadores da CMPorto

    Nunca imaginei que fosse possível assistir a uma campanha deste tipo: absolutamente retrógrada, cruel e desprovida de qualquer sentido.

    Numa época em que tantos canis municipais adoptam a política de esterilização de animais errantes, colocando-os posteriormente para adopção, vemos que na Invicta a política (ou devo dizer os políticos) é medieval, qual Inquisição, quando se perseguiam até à morte seres inocentes. Sim, meus senhores, porque estamos perante SERES (quer queiram quer não), absolutamente inocentes e capazes dos sentimentos mais nobres, ainda que escorraçados e maltratados.

    Espero, sinceramente, que as pessoas do Porto, de quem eu tanto gosto, possam dar ao vosso panfleto e à vossa política o destino que merecem: o caixote do lixo.

    Sou de Lisboa, e acredito que as boas gentes do Porto vão ignorar este pedido, indicador da absoluta falta de carácter e humanidade de um órgão municipal.

    O meu desejo é, que num futuro muito próximo, os senhores autarcas da CM Porto sofram na pele o sofrimento atroz que estão a querer infligir a seres que não fazem mal a ninguém, apenas querem ser cuidados e amados.

    Por acaso, nenhum dos senhores tem o apelido de Hitler, ou tem?

    ResponderEliminar
  15. Mandei este email à CM Porto porque não consigo comentar a notícia. No fundo subscrevo o que já foi dito aqui anteriormente.

    "Boa tarde,

    Gostaria de dar os meus sinceros parabéns a toda a equipa do pelouro do ambiente que desenvolveu um excelente projecto de deixar morrer os animais à fome. Claro que podiam, à semelhança de outras autarquias, promover a esterilização e vacinação dos animais, a sua adopção e até melhorar o canil/gatil da cidade. No vosso magnifico folheto afirmam que as aves são auto suficientes, mas isso significa exactamente o quê? Que se não dermos restos de pão às pombas elas vão deixar a cidade e deixar de poluir a nossa bela cidade?
    Caros senhores, a cidade do Porto tem gravíssimos problemas ambientais... julgo que o Rio Tinto e Torto são exemplo disso... Deixem-se de facilitismos e resolvam as questões de fundo.

    Cumprimentos,"

    ResponderEliminar
  16. Não poderia ficar indiferente ao mail que a Animais de Rua me enviou. Por esse motivo, registei-me de propósito no site da CM do Porto para lhes deixar o seguinte comentário.

    Boa tarde.
    Penso que a solução apresentada pela C. M. do Porto não será decerto a mais correcta e eficaz. A esterilização dos gatos é a forma eficaz de combate ao crescimento da população animal. Quando é sabido que a Associação Animais de Rua, já propôs por várias vezes uma acção conjunta à C. M. do Porto, sem custos para a mesma, e tendo sempre ignorado as várias propostas feitas pela referida Associação, só posso protestar veementemente contra a falta de civismo por parte dos responsáveis desta campanha que continuam a apelar para os bárbaros instintos de abate dos animais capturados. Deveriam de olhar para outros municípios, que através dos seus canis municipais se preocupam em tentar proporcionar uma vida digna com uma casa e família, aos animais muitas vezes abandonados por seres humanos sem escrúpulos assim como os que pensam que o abate é a única solução possível.
    Penso que se esta politica continuar a ser lei na C. M. do Porto, será uma vergonha não só para o município, mas também para um país que se diz desenvolvido e membro da União Europeia.

    Cumprimentos
    Rui Cardoso

    Pertenço ao concelho de Sintra e ainda a semana passada fui resgatar uma cadela ao Canil Municipal. Julgo ser essa a melhor politica para ajudar os animais e a proteger os abandonados.

    Abraços dos patudos cá de casa, Miguel, Tommy, Jade, Bé, Gaspar, Piquinhos e seus dois filhotes.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  17. Ao Ex, Sr.Presidente da Câmara Municipal do Porto
    Dr. Rui Rio
    Em nome da Associação Pata Vermelha venho por este meio apelar ao bom senso e à humanidade no trato dos animais errantes, não dar comida não é mais que uma solução de remendo como vai sendo hábito na resolução dos problemas em Portugal, gostaria de ver serem tomadas acções inteligentes que resolvam os problemas pela base e com impacto real ainda que demore um pouco mais a sentir-se os resultados.
    Todas as Associações Zoófilas estão empenhadas em melhorar a situação dos animais e certamente disponíveis para colaborar em quaisquer acções pelo bem estar animal que a CMP entenda levar avante.
    Vamos, ao menos uma vez, fazer as coisas bem feitas não estamos a lidar com lixo, estamos assinar uma sentença de morte cruel a seres que sentem e sofrem.
    Eu, pessoalmente, como munícipe, e a Associação a que presido repudiamos veementemente esta tomada de posição da CMP.
    Atenciosamente
    Helena Pessoa

    ResponderEliminar
  18. A situação dos animais abandonados, cães e gatos, sempre esteve e estará dependente do comportamento do ser humano.
    Nos países mais evoluídos, de maior nível cultural,é bastante evidente a benéfica evolução social entre os seres humanos e os animais.
    Portugal, com toda a sua mentalidade e atraso cultural, vai levar ainda muito tempo a chegar a esse patamar de relações.
    Os animais abandonados (por outros animais) estão à mercê da sorte: liberdade sem protecção; capturados pelos canis municipais para um mais que possível abate cruel; a felicidade de serem protegidos ou adoptados.
    A lei, cruel e desumana, sempre depositou nas "mãos" dos autarcas (eleitos pelo povo),a possibilidade de disporem da sua vida, sem que até à data por razões meramente eleitoralistas, se disponham a soluções justas e dignas.
    Por isso, se torna muito importante, que o Partido dos Animais, eleja Autarcas que protejam os animais e o ambiente.

    ResponderEliminar
  19. Até me custa acreditar que seja verdade. Como podem fazer uma campanha tão cruel e ignorante?! Eu tinha uma ideia errada acerca da CMP ... afinal não passam de mais uns humanos desumanos. E depois dizem que nós, pessoas, somos animais racionais, seremos? Todos?
    Espero que esta campanha seja revogada e substituída por outra de ajuda às associações de protecção aos animais ...

    ResponderEliminar
  20. De facto o que acontece na Natureza quando uma população cresce demasiado é que o alimento escasseia e aqueles que são mais fracos acabam por morrer nesta luta pela comida. Se não lhes déssemos de comer isso ia obviamente acontecer. O único problema aqui é que este excesso de gatos (e gaivotas e pombas) foi criado por nós. O lixo que lhes servia de comida, o alimento que lhes dávamos, os animais que abandonamos (!!)... tudo isto contribui para que, actualmente, e agora falando no caso dos gatos especificamente, existam imensos animais na rua e que cada um viva com um bocadinho de comida, suficiente para sobreviver mas não para ter a vida que merecem. Claro que podíamos deixar de lhes dar de comer, mas eles não são os culpados desta situação e tal como também não deixamos pessoas a morrerem à fome porque precisamos de controlar a nossa população mundial (já que estamos quase nos 7 mil milhões e todos sabemos as consequências deste problema), também não vamos deixar estes animais morrer enquanto temos outras soluções, porque nós não nos podemos pôr num pedestal e achar que somos muito mais merecedores de uma vida do que eles! A esterilização é uma boa solução, custa dinheiro obviamente mas temos que nos responsabilizar por este problema que nós causamos. Quanto à situação dos ratos, é bem verdade, existem gatos a mais mas também precisamos deles. O ideal seria controlar a população para que um número de gatos continuasse na rua mas com uma vida boa, em liberdade e com comida suficiente para serem animais saudáveis. Claro que aí o problema depois passa pelos perigos que existem nas ruas, mas isso temos que ser nós, mais uma vez, a controlar, porque somos nós que criamos o problema.

    ResponderEliminar
  21. Já comentei em vários lugares, dizendo que são pessoas sem coração, autênticos bárbaros que pensam que são donos de tudo, até da verdade. Valha-me Deus!!!

    ResponderEliminar
  22. Acho melhor parem para pensar! Essa é a melhor solução, deixar de alimentar estes pobres animais? E se estivessem num país do terceiro mundo em que as pessoas não têm o que comer possuem imensas doenças transmissiveis e tivessemos a possibilidade de os alimentar, será que iriam fazer a mesma coisa? Infelizmente ainda existem pessoas que acham que os animais são apenas animais e tanto faz que sofram ou não. Só para relembrar um ditado popular: "NÃO FAÇAS AOS OUTROS O QUE NÃO QUERES QUE TE FAÇAM A TI!"

    ResponderEliminar
  23. Amigos,
    A mim infelizmente, não me custa a acreditar. Lamentavelmente não é a primeira vez que assisto a monstruosidades feitas nesta minha amada cidade, berço de mEu Pai e meu Avô, de meus filhos e de tantas e tantas personagens patrióticas, históricas e de grande valor, tanto a nível nacional, como internacional. O Porto da minha infância/juventude, cheio de jardins e praças, de flores, de colorido, de equilibrio paisagista.... Depois do que vi acontecer à sala de visitas desta cidade (Avenida dos Aliados) já não me falta ver mais nada. A cidade necessita urgentemente de uma total remodelação a vários níveis - e infelizmente não será com este senhor que lá está à frente da autarquia que chegaremos a algum lado... Agora, esta notícia sobre os nossos amigos de 4 patas é 'a cereja em cima do bolo'... Isto é deplorável, inqualificável, eu diria mesmo que nem na Idade Média seriam tão mal tratados... Se eles pudessem votar o dito sujeito com certeza pensaria de forma diferente.. mas eles não votam, nem falam, nem reinvidicam, pobrezinhos. Mas nós falaremos por eles! São portuenses como nós, esta é a sua cidade, tem direito a viver aqui e a viver bem. Merecem que lhes dêem abrigo, os tratem e os alimentem... Isso é humanidade e cidadania... Lamento muito que isto se esteja a passar na minha cidade e pergunto-me se eles não serão mais portuenses que o tal dito edil...
    NÓS IREMOS LUTAR POR ELES.. NEM QUE TENHAMOS QUE LEVAR ISTO ATÉ AO TRIBUNAL EUROPEU... OS ANIMAIS TAMBÉM TÊM OS SEUS DIREITOS!!!!

    Maria Alvarez

    ResponderEliminar
  24. É a estupidez humana ao seu melhor nível!!! E que fazer o mesmo a quem teve esta brilhante ideia??? Ao menos, quando surgiu aquela lei(?) em que supostamente deixou de ser permitido alimentar pombos, algumas autarquias alimentavam-nos com algo que continha uma substância anticoncepcional, para não procriarem mais - pelo menos a Câmara de Almada assim o disse. Agora de8ixar os bichinhos morrerem à fome? Eles que experimentem ser 1º abandonados pelas famílias e 2º deixar de ser alimentados... que vergonha eu sinto em ser portuguesa, meu deus!

    ResponderEliminar
  25. A Associação Gatos Livres não pode deixar de se insurgir contra esta manifestação pública de barbárie da Câmara Municipal do Porto, apelando à crueldade e indiferença dos cidadãos relativamente a vidas indefesas.
    Proponho à CMP e outras que sejam coerentes e corajosas e incentivem as crianças a maltratar e apedrejar os animais errantes e a violentarem os colegas de bairros pobres, de modo a começarem cedo a participar no controlo das populações incómodas para os seres "sensíveis".

    ResponderEliminar
  26. A Associação Gatos Livres não pode deixar de se insurgir contra esta manifestação pública de barbárie da Câmara Municipal do Porto, apelando a crueldade e indiferença dos cidadãos relativamente a vidas indefesas. Proponho à CMP e outras que sejam coerentes e corajosas e incentivem as crianças a maltratar e a apedrejar os animais errantes e a violentarem os colegas de bairros pobres, de modo a começarem cedo a participar no controlo das populações incómodas para os seres "sensíveis".

    ResponderEliminar
  27. enfim, continuamos e ainda vamos continuar a ter esta escória de políticos-autarcas sem qualquer sensibilidade natural e ambiental. Como nos países subdesenvolvidos só vêm corridas de "pópós" e tal como a consciência deles o preto do alcatrão, vejam o que fizeram à av. da Boavista por causa dos "monos" poderem debitarem carradas de CO2 e poluição sonora. Uma vassourada é pouco para este lixo.

    ResponderEliminar
  28. será que o sr presidente tb quer proibir que se dê uma sandes ou um bolo aos pedientes que vagueiam errantes pelas ruas da cidade?
    se calhar tb quer aplicar coimas, aos municipes que alimentam algumas destas pessoas....
    quem não ama e não respeita os animais, não pode amar as pessoas e consequentemente, respeitá-las

    ResponderEliminar
  29. Esta é mais uma das situações ao qual nós, defensoras de animais, não podemos ficar indeferentes. Todos os dias são uma luta constante. Náo existe apoios, não existe minimas condições necessárias para a adoptação dos tantos casos que nos chegam ás mãos. Só existe uma única coisa: a boa vontade de defender por quem não o sabe fazer. Os errantes que fala são as vitimas da sociedade que vivemos. Só pedem uma tigela com alguma comida e água, uma manta para sentirem conforto e uma mão amiga para provar que os humanos não são todos iguais. Quando se fala de pessoas existem associações. Quando se fala de animais, quais são as condições que tem para oferecer? Negar comida para morrerem há fome? Porquê que não toma essas iniciativas, para com os humanos e tenho que referir que são constantemente abordada pelo menos por 6\7 diários? Falo principalmente de homens com um bom fisico para trabalhar. Trabalhar sim; pois quem quer trabalhar, não falta. Mas essas pessoas preferem a maneira fácil e depois ainda se gabam dos altos "salários" que conseguem. Tome atitude para com essa gente e deixe proteger da maneira possivel, quem não tem voz para se fazer ouvir. Tantos terrenos que existem, porquê que não cede um cantinho para estes pobres bichos e transforma a pouca vergonha que são os canis, numa humilde associação? Tenha a certeza Sr. Presidente, que voluntários não iriam faltar. Ou ainda se está tão preocupado com tantos animais a comer das ruas, adopte alguns e dê o exemplo.Realmente em um momento tão mau que de uma maneira geral o país atravessa, seria bom dormir descansado a pensar que pensou em resolver problemas a sério e que não prejudicasse nenhum ser vivo. E como já vou sendo longa e pouco disse, só tenho a esclarecer como já li um dia: Quando me perguntão o porquê de defender tanto os animais, respondo: defendo as minhas origens.

    ResponderEliminar
  30. Já enviei um e-mail ao Sr. Dr. Rui Rio a mostrar a minha indignação! Infelizmente, a falta de bom senso pega-se, já que recebi hoje um papel semelhante com a factura da água (CM Vila Franca de Xira)...

    ResponderEliminar
  31. Pois, os maus autarcas (seja por falta de inteligência, desenvolvimento cognitivo, educação ou porque são vazios e a estes só a ganância os move) limitam-se a seguir os maus exemplos da sociedade atrasada e medieval. Os bons autarcas, esses têm vontade de aprender, de evoluir e seguem os bons exemplos! Parece que vamos temos muitas autarquias para processar neste País, não só pelos canis ilegais mas agora também pelas condutas ilegais!

    ResponderEliminar
  32. Deixo um pequeno excerto do que enviei à CMPorto

    Esta campanha abjecta, bárbara e sem escrúpulos de "pretender matar à fome os animais errantes" é do mais horripilante e sórdido que alguma vez se ouviu falar!
    PRETENDER MATAR CRUEL E LENTAMENTE gatos e cães de rua com o intuito de os ver morrer à fome??? O QUE É ISTO? Mas vivem V. Exas. na idade média?
    Não se lembraram de os queimar em fogueiras porque, provavelmente daria muito nas vistas, não? Como é que "pessoas" assim chegaram a cargos públicos com uma mentalidade retrógada e nauseabunda destas, dá que pensar....
    É este o exemplo que querem dar aos vossos filhos e aos jovens/população da cidade do Porto e do país? Tudo isto é de uma atrocidade e de uma imundície sem igual e bem demonstrativa de como V. Exas. agem no dia-a-dia.
    Não posso deixar de demonstrar uma total repulsa para com esta "iniciativa" execrável e escandalosa da CMPorto. MATAR À FOME os animais que vivem na rua, em especial os cães e gatos, é a pior decisão e a mais indigna e atroz que se pode tomar. Também a mais fácil, é certo! Ajudar quem não tem voz, dá muito trabalho... e não se ouvem aplausos, não é?...

    Melhores cumprimentos,
    Paula Cairo

    ResponderEliminar
  33. Estes senhores que se intitulam autarcas que comecem a fazer algo com objectivos bem definidos para o bem estar da nossa sociedade, que possamos viver todos em comunidade com os nossos animais, que criem condições na cidade para que as pessoas possam adoptar Animais. Aprendam alguma coisinha e não é necessário ir muito longe é só ir aqui ao país vizinho. Só dois links a título de exemplo para comparar com a lamentável postura destes “autarcazinhos tugas”
    Links:
    http://www.euskalnet.net/bilbaopol/uma.html
    http://www.animaliak.es/es/noticias/946-tipo-ficha-eventos

    ResponderEliminar
  34. (Nem sei como endereçar o meu comentário, pois "Srs" não o são e muito menos "caros" para mim....)
    A atitude da CMP é o exemplo vivo do país egoísta e simplicista em que vivemos. A política dos 3Rs parece-me muito mal aplicada: Reduzir alimentação para animais que nada têm e Reduzir o nº de espaços verdes da cidade; Reutilizar a confiança de um animal para o envenenar onde sempre encontrou uma refeição que lhe cobrisse os magros ossos e Reutilizar os espaços outrora ocupados com plantas verdes com construções de betão; Reciclar a VIDA... Parece-me que o Pelouro do Ambiente se rege por linhas muito torcidas. Os seus objectivos parecem estar mais de acordo em agradar a autarcas e manter um "tacho" do que fazer cumprir directrizes de defesa e apoio ambiental...
    PÁREM de pensar como se fossem donos do mundo!! VEJAM MAIS LONGE que o vosso umbigo e REMEDEIEM o mal que fazem!!... Este mundo é bem mais dos animais do que nosso. Eles sabem viver. Alegram-se com pouco e dão valor ao que verdadeiramente importa: uma mão amiga... E querem vocês, que não são amigos de ninguém, que essa mão amiga lhes traga o fim?? Envergonhem-se de não ter moral!!
    Só quando começarem a perceber que o Homem não subsiste sem a Natureza é que deixarão de a prejudicar de todas as maneiras. Num país que advoga tanto o apoio à aprendizagem, não conseguem os governantes aprender nada sobre a vida?

    ResponderEliminar
  35. Que tristeza!!!!!

    Não são só as leis que são necessárias mudar. É principalmente as mentalidades. Sem estas, todo o resto descamba.

    Quando temos os responsáveis camarários a pensar assim, o que podemos nós esperar de bom?????

    Fizeste bem em denunciar este caso. Como este, devem haver muitos outros... infelizmente.

    Não nos podemos calar a estas monstrosidades. Os animais mereciam melhor sorte e temos de os ajudar.

    Bjs

    Sara Louro

    ResponderEliminar
  36. De facto, só pasmando diante de tamanha falta de bom senso! É preciso não conhecer mesmo o que se passa a nível quer do país, quer da sua própria autarquia.Simples: ANIMAIS DE RUA (para citar só uma associação), centrada na captação de animais de rua, ESTERELIZAÇÃO e libertação, de novo, em colónias alimentadas por pessoas responsáveis, onde podem viver sem se reproduzirem sequencialmente. Simples, não? Esta associação já conseguiu esterilizar vários milhares de animais. Porque não seguir-lhe o exemplo, senhores autarcas? Só é necessário BOM SENSO e HUMANIDADE.

    ResponderEliminar
  37. O Porto é a cidade que me viu nascer e é e sempre será a cidade do meu coração. Infelizmente a minha cidade amada não tem dirigentes à altura da sua grandeza, antes pelo contrário, somos representados por uma cambada de boçais de vistas curtas, sempre com o olhinho no negócio fácil que lhes encha mais as gordas carteiras.

    Os portuenses muito têm aguentado mas esta campanha contra os animais errantes é o que eu chamo de "Grito do Ipiranga". Não estou minimamente disposta a cooperar com selvagens que bem melhor estariam nas florestas da Papua Nova Guiné a devorarem-se uns aos outros ...

    Eu vou continuar a alimentar todos os animais vadios que encontrar porque acredito que a única forma de controlar o aumento exponencial de animais vadios é somente com métodos do séc. XXI, com medidas de esterilização eficazes e com o apoio de toda a população através do conceito do animal comunitário.

    Ela Tomaz

    ResponderEliminar
  38. Amigos Portuenses,
    Lamento profundamente o que está a acontecer com os vossos gatinhos errantes.
    Revoltam-se-me as tripas quando imagino a situação, e só espero que a moda não alastre.
    No que se refere à CMP, se a questão não for política, é pelo menos ideológica. Continuem a votar no Sr. Rui Rio, e terão uma cidade ajardinada de cimento, muito útil para passear de carro, limpa de tudo o que é gato e outros seres vivos, com excepção de ratos em todas as acepções do termo. Uma cidade morta, sem solidariedade e humanidade, destituída do mínimo sentimento de compaixão.
    Uma cidade a não visitar.
    Abraço solidário.
    Helena

    ResponderEliminar
  39. Exortar a população a matar os gatos à fome foi uma das medidas que o actual presidente da CMP tomou oficialmente. Isto foi a gota de água para quem, como eu, já não aguente tanta imbecilidade, inoperância e estreiteiza de espírito. Cabe-nos a todos nós acabar com este Rio de sangue. É altura de agir. Como alguém disse "o silência só ajuda o opressor, nunca a vítima" e "para que o mal venca só é necessário que as pessoas de bem nada façam".
    Maria José Aragão
    25/05/2011

    ResponderEliminar
  40. Natalina Maria Ferreira Luz Porto25 de maio de 2011 às 11:32

    A v/ Campanha ...É CRUEL...É VIL...É ATROZ !

    ....Manifestamente reveladora da decadência do animal-humano: o HOMEM!...

    Quando o animal-humano não se regozija com a diferença que o permite reconhecer que NUNCA SOBREVIVERIA NESTE PLANETA, sem os demais animais, -os não-humanos- , não passará de ser uma "existência" irracional, sem saber o que é a ética, o respeito.

    Respeitar a dignidade dos animais é uma obrigação do ser humano no seu actual patamar de desenvolvimento, mas é também a base de um modelo de sociedade melhor.Queremos viver num Mundo Melhor-para os animais e para nós. É um caminho longo, mas será para nós, os Humanos, uma honra que nos acompanhem na viagem.

    ResponderEliminar
  41. Infelizmente não é só na CM do Porto, a vergonha também nos acompanha ... cidadãos que pertencemos à CM V.F.Xira ... a falta de sensibilidade e respeito para com os animais é demais nesta Camara. Eu vou continuar a fazer o que sempre fiz...cuidar de todos os animais abandonados que passem ou frequentem a zona onde habito...
    não vamos desistir...

    Elizabete Lopes - Vialonga

    ResponderEliminar
  42. Se não se pode alimentar os animais de 4 patas então porque se pode continuar a alimentar animais de rua de 2 paernas.....não são todos animais ....
    E uma vergonha o que quem fazer , preferem matar os bichos á fome , gastem é o vosso tempo a tentar arranjar soluções para deixar de haver tantos maus tratos aos bichos.....

    ResponderEliminar
  43. De facto, o desenvolvimento de um País avalia - se pela integração de todos os Seres Vivos, Pessoas, Animais e Plantas, nesse mesmo processo de desenvolvimento; programas de desenvolvimento que só tenham em conta os Seres Vivos Pessoas é, á partida, um "programa de desenvolvimento" muito pobre, ao qual nem mesmo se poderá chamar desenvolvimento; mostra uma visão muito redutora da realidade, ignorante e mesquinha,e, o que é mais grave, disfarçada de uma visão superior e arrogante, como se se tratassem de detentores da verdade...Com que direito é que estas criaturas tomam estas decisões? Porque é que não apresentam propostas de esterilização dos animais no canil municipal ou em colaboração com clínicas privadas no sentido da dignificação das pessoas e dos animais?
    Há que desmascarar esta atitude publicamente, nomeadamente através dos órgãos de comunicação social, para que também, publicamente, sejam envergonhados...

    ResponderEliminar
  44. Devia ser feita era esterilização dos animais de rua. Assim, sim, seria controlado o número de animais errantes. Mas... SAÍA CARO,né?

    Sai mais barato mata-los lentamente à fome. Que tal o mesmo para quem implementa semelhante barbaridade...?

    ResponderEliminar
  45. Beatriz Empis - Cascais29 de maio de 2011 às 13:20

    A primeira desilusão que tive com o Sr.Rui Rio foi quando numa visita ao Porto, vi que tinha sido "empedrada" a Av. dos Aliados....
    A segunda é agora com este "plano" em relação aos animais. Que tal uma campanha para a esterilização em vez desta selvajaria?????

    ResponderEliminar
  46. De facto, em Portugal o mau uso dos recursos é notório...as más escolhas são uma prioridade e a confusão entre animais que sempre foram úteis aos humanos, como os gatos, e pestes como os ratos ou insectos, reina nestes conselhos aos munícipes...
    Optem pela esterilização como controle populacional, e deixem a crueldade digna dos campos de concentração para os nazis...

    ResponderEliminar

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de carácter,

e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem."

.

Arthur Schopenhauer