1 de dezembro de 2012

Área derretida dos glaciares é maior que os Estados Unidos

Uma área do mar gelado do Árctico maior que os Estados Unidos desapareceu este ano, de acordo com a agência meteorológica das Nações Unidas (ONU). Assim, entre Março e Setembro, a área de gelo perdida foi de 11,83 milhões de quilómetros quadrados.

Num relatório lançado na conferência da Doha, o COP18, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) disse que o derretimento do gelo do mar Árctico foi um dos recordes climáticas batidos no Planeta em 2012. Um de muitos.

Na verdade, as secas devastaram quase dois terços dos Estados Unidos – como várias vezes referimos no Green Savers – assim como no oeste russo e Sul da Europa. Paralelamente, as inundações provocaram estragos na África ocidental, enquanto as ondas de calor varreram muito do hemisfério norte

Ainda assim, foi o derretimento do gelo do Árctico que mais preocupou os cientistas, com a ONU a afirmar que a cobertura de gelo chegou a um novo recorde negativo.

“A percentagem alarmante de derretimento deste ano realçou as mudanças que estão a ocorrer nos oceanos do Planeta e na biosfera. As alterações climáticas estão a ocorrer à frente dos nossos olhos e vão continuar a ocorrer, resultado das concentrações de gases com efeito de estufa na atmosfera, que estão constantemente a crescer”, explicou o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud.

Veja as fotos dos glaciares em perigo de derretimento nos próximos meses.

Fonte: GreenSavers
http://greensavers.sapo.pt/2012/11/30/area-dos-glaciares-que-derreteu-e-maior-que-os-estados-unidos-com-fotos/

Sem comentários:

Enviar um comentário

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de carácter,

e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem."

.

Arthur Schopenhauer