7 de outubro de 2011

Carta Aberta ao Dr. José Ernesto - ÉVORA

Carta Aberta ao Dr. José Ernesto

Em tempos e na cidade de Évora, o Senhor como médico atencioso e solidário, conquistou o respeito e a admiração de muitos Cidadãos que a si recorriam por vezes em situações aflitivas, como foi o meu caso.

Vem daí a minha consideração e gratidão que sempre lhe demonstrei.

Os meandros da política são muito complicados e por vezes difíceis de avaliar, razão pela qual me escuso de o criticar no desempenho das funções de Presidente da Câmara Municipal de Évora, para as quais já foi eleito por três vezes, certamente por merecimento próprio.

Mas excepcionalmente, atrevo-me a criticá-lo na gestão do Canil Municipal, onde há muitos, muitos anos, os animais de companhia são aprisionados para abate, sem que mereçam sequer o tratamento condigno e os cuidados médicos e sanitários a que a lei obriga.

Como é sabido, na nossa cultura, os animais de companhia têm ganho uma importância crescente e inegável.

Por isso, a solução simplista do abate massivo como política de gestão dos canis/gatis municipais choca a moral pública e é censurada pela grande maioria das pessoas.

A exemplo do que já é praticado noutros concelhos, já é tempo de procurarmos outras formas de controlar a população animal, facilitando a sua adopção e esterilização, reduzindo desta forma a “matança” destes animais, o que irá dignificar e esquecer gradualmente a imagem tenebrosa do Canil Municipal.

Muita coisa mudou no nosso país após a revolução de Abril, mas, no Concelho de Évora, os animais de companhia continuam a sofrer e a ser abatidos de forma inexorável e indiscriminada no Canil Municipal.

Apenas se tem que reconhecer que no seu mandato anterior, graças à Vereadora Dra. Filomena e às Veterinárias Dras. Leonor e Margarida, procederam a obras de melhoramento no canil e a diversas iniciativas interessantes pela promoção do bem-estar animal que infelizmente nunca mais viram luz nem exemplo.

Mesmo sem condições económicas, se o Sr. Presidente quizer, pode melhorar socialmente a vida dos animais (as grandes vitímas) facilitando a sua adopção e lidando corretamente com os seus detentores ou candidatos.

Sr. Presidente

Que é feito do Homem generoso que conheci antes do 25 de Abril ???

Vitor Mira
4/10/2011

_________________________________

O Jornal Diário do Sul, publicou um excerto que nem de longe corresponde à carta que foi enviada:



Sem comentários:

Enviar um comentário

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de carácter,

e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem."

.

Arthur Schopenhauer