1 de maio de 2017

Uma Porta Aberta para a Mudança



Hoje sinto orgulho no meu País, orgulho em dizer que sou portuguesa. O nosso País reconheceu os animais como sencientes, como qualquer país evoluído, tenho que agradecer a todas as pessoas envolvidas nesta mudança, não só as que tiveram o poder para conseguir mudar a lei, mas também, as que, sem poder algum, lutaram anos e anos, pela palavra, pelos actos, pelas ruas em prol dos Animais.

Há ainda, claramente, em mim, uma pequena sombra de cepticismo, não por causa da lei, mas porque existem muitos crimes impunes, alguns juízes, advogados, polícias, etc etc, que negligenciam crimes, protegem criminosos… Quando vemos, e vou falar apenas do que considero mais grave de todos os crimes nas pessoas, que é cometer qualquer acto que cause sofrimento a uma criança, e dentro desta área apenas, sabemos todos que há milhares de crianças que são vitimas de abusos sexuais ou maus tratos, e que não foram respeitadas pelos membros de justiça, estando em melhor estado que elas, os criminosos que as maltratam, os pedófilos, que muitas vezes nem presos são, e não deveria haver nem um solto sequer. E é por isto que fico preocupada. Num País em que a justiça não protege as crianças devidamente, as crianças que todos dizem que têm que ser protegidas, imaginemos como será a justiça para os animais, na prática desta nova lei, sabendo que metade do país não considera que os animais devem ser protegidos.

Esses animais que estão em canil para serem abatidos porque atacaram crianças e pessoas, vão ser agora perdoados ou ainda serão abatidos à luz da nova lei? Porque a culpa é dos donos que os tornam violentos, que os incitam à violência, que os enfiam em sítios escuros, os penduram pelos maxilares, os acorrentam, os levam para lutas, os maltratam até ficarem violentos que chegue para os seus interesses. O cão tem culpa de ter tanto medo que ataca para se defender?? Quem de nós se se visse ameaçado não se defenderia?  Os cães não devem usar açaime, açaime devem usar os predadores sexuais, os assassinos… O código genético de cada raça de qualquer cão não diz “violento”, qualquer cão pode ser violento se ensinado a tal, se maltratado, qualquer cão pode ser meigo se for tratado com respeito e carinho. Já não basta darmos cabo de tudo com estradas e cimento e betão ainda querem tirar o direito ao cão de quando sai à rua poder cheirar as árvores e as flores, tocar nelas com o nariz, colocar a lingua de fora num acto de alegria, sentir as ervas… Que desumanidade…

Hoje vejo nas notícias, mal a lei entra em vigor que já há autarcas a queixarem-se por não poderem abater os animais! Porque não têm canil! Então o que tinham antes? Um matadouro a tempo inteiro?? Será que esses autarcas saberão que neste país há milhares de associações e não associações de animais que os acolhem e fazem parcerias com as câmaras que não têm espaços para os animais? Bolas… Pensava que os autarcas eram mais cultos e informados! Abate = Assassínio. Já pensaram nisso?

Já imaginaram se a lei fosse igual para as pessoas? Já imaginaram o que era abater pessoas porque são sem abrigo? Já pensaram como seria se os pais só pudessem ter filhos consoante o tamanho da casa, senão iriam buscar os filhos que ocupariam mais que as divisões para os abater? No tempo dos meus avós, não havia tanta pedagogia e tanto mimo material, os filhos dormiam todos no mesmo quarto, eram quatro ou mais raparigas numa cama e quatro ou mais rapazes noutra cama, uns com os pés dos outros na cara, e mesmo assim era felizes.

Eu sei que animais são animais e crianças são crianças, mas ambos são seres vivos com sentimentos não são? Não devemos respeitar e proteger ambos? Não são ambos seres desprotegidos e vulneráveis que precisam de nós?

Não admito que me critiquem por me preocupar com os animais, não admito que me digam que devia preocupar-me com crianças ou com os sem abrigo! Porque essas pessoas que me criticam por ajudar os animais, ajudam menos as crianças e os sem abrigo do que eu e todas as pessoas que se preocupam com os animais! Essas pessoas que criticam quem ajuda os animais são seres insensíveis para pensarem assim, e se são insensíveis também não se preocupam com os problemas sociais que nos rodeiam diariamente, apenas os usam para nos atacarem…

Espero que esta mudança na lei, mude também as mentalidades das pessoas, espero que agora acreditem quando alguém lhes diz que os animais também sofrem. Infelizmente ainda há muita gente que nega os factos, apenas porque quer, e mesmo que lhes digamos que um animal sofre, não sentem empatia, porque não querem saber, porque se acham superiores aos outros seres vivos… Mas não são!

Acho que esta mudança na lei não será uma mudança global, mas será sem dúvida aquela ponte, aquela porta que tentamos abrir estes anos todos e não conseguíamos, uma porta aberta para conseguirmos chegar mais além finalmente, para que os animais comecem a ter uma vida com valor, com justiça, respeitados e protegidos.

Mas isso depende de todos nós. Agora que temos esta porta aberta, cabe-nos a todos nós aproveitá-la para sensibilizar ainda mais as pessoas, principalmente as crianças, levá-los a compreender a dimensão do sofrimento dos animais quando são abandonados, maltratados, acorrentados uma vida inteira (que ainda são aos milhares também), negligenciados, abusados, aprisionados… Agora, mais que nunca, devemos ensinar, educar e sensibilizar todos à nossa volta, pelos animais, que têm mil palavras num olhar, mas nenhuma voz para as contar.

É hora de caminhar, passar a porta e ultrapassar as barreiras que nos foram impostas até hoje para os proteger. Pelos Amigos Leais (PAL), os Animais, SEMPRE!

Sandra M. - Projecto PAL

1 comentário:

  1. Tenho IMENSO ORGULHO do trabalho que fazem, vocês todos são SERES ESPECIAIS, nós os protetores de animais somos o maior GRUPO DE TRABALHO VOLUNTÁRIO DO MUNDO....somos nós que realizamos a verdadeira UTILIDADE PÚBLICA em defesa da JUSTIÇA pelos INOCENTES e da SANIDADE quando resgatamos, acolhemos e tratamos um animal abandonado.. NINGUÉM É MELHOR DO QUE NÓS e fiquem certos DEUS SABE DISSO.
    Abraços.

    ResponderEliminar

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de carácter,

e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem."

.

Arthur Schopenhauer