4 de outubro de 2011

Dia Mundial do Animal

Dia Mundial do Animal assinala-se por todo o país


Assinala-se esta terça-feira, dia 4 de outubro, o Dia Mundial do Animal. Um pouco por todo o país, estão previstas atividades de consciencialização e proteção dos animais.

Desde 15 de outubro de 1978 que os direitos dos animais estão fixados na Declaração Universal dos Direitos do Animal, criada pela UNESCO. O objetivo deste memorando é assegurar a preservação das espécies de todo o planeta e garantir o seu bem-estar. O Dia Mundial do Animal celebra-se desde 1930 em homenagem a São Francisco de Assis, um protetor dos animais, que morreu a 4 de outubro de 1226.

Em Portugal o dia é recordado em várias cidades, de norte a sul. Na capital, o Jardim Zoológico vai realizar jogos, através de puzzles de madeira, jogo da pesca e do som. Ainda no Zoo de Lisboa, será possível assistir à peça "O menino da Selva no Bosque Encantado", especialmente dirigida ao público juvenil.

Os mais pequenos vão ainda poder construir porta-chaves em forma de pandas, a partir de cápsulas de café reutilizadas e vão ter à disposição ateliers de Ciência Divertida sobre o tema "Penas, pelos e escamas", onde vão aprender curiosidades sobre as aves, mamíferos e répteis, informa o Zoo.

Mais a norte, o Parque Biológico de Gaia também vai ter uma programação especial durante a tarde. A partir das 17 horas vão ser realizadas três palestras: "O Homem e os animais domésticos: a história de uma parceria com 10 mil anos contadas pelos genes"; "A vida selvagem em (des)equilíbrio com as populações humanas" e, para terminar, uma palestra sobre "Animais selvagens versus animais domésticos".

O Parque Biológico da Serra da Lousã atrasa a comemoração para o próximo fim de semana. No dia 8 de outubro os visitantes do parque vão poder fazer uma visita guiada ao parque, onde serão explicadas curiosidades sobre os animais, Da parte da tarde os participantes vão mesmo poder contactar de perto com os esquilos, passear a cavalo ou de pónei e alimentar os animais da Quinta Pedagógica.

Em Tavira, as atividades do Dia do Animal vão destinar-se especialmente ao público escolar, que vai poder assistir, pelas 14h00, à libertação de uma águia-de-asa-redonda no Parque de Lazer do Perímetro Florestal da Mata da Conceição.

Em vários pontos do país vão também realizar-se campanhas de adoção gratuitas, como é o caso de Leiria e Ponta Delgada, nos Açores.


Sem comentários:

Enviar um comentário

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de carácter,

e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem."

.

Arthur Schopenhauer