16 de julho de 2011

Ema - Actualização 16 de Julho



16 de Julho de 2011

A Emazinha tem ido ao veterinário de 15 em 15 dias para ser observada. A pigmentação já desapareceu e tem andado esta semana, pela primeira vez, com o ouvido limpinho. Contudo o veterinário disse para continuar o tratamento, talvez por mais 2 ou 3 meses, continuando a observá-la de 15 em 15 dias.
Contudo, há uns dias, a Ema começou a mancar da patinha direita dianteira. Fiquei assustada claro. Ela não tem acesso ao exterior, não poderia ter caído porque não sobe nada que seja mais alto que o sofá e não tinha feridas na patinha, nem na almofadinha... Além disso já está farta de tomar injectáveis e fazer o tratamento por causa do ouvido... Tive que a levar ao vet imediatamente claro... O veterinário fez 2 raios X à patinha, mas em nenhum viu nada de errado... Deu-lhe uma injecção e receitou um anti-inflamatório para 5 dias. Ela continua igual... Contudo tenho-me apercebido que ela manca mais depois de algum tempo deitada a dormir... além disso agora dorme muito com a pata esticada, coisa que não fazia antes... Poderá ser algo muscular? O que me aborrece mais é que muitas vezes os nossos Animais são tratados nas clínicas, como carros nas oficinas, mexem em tudo até descobrirem o problema, às vezes nem descobrem, mas o pior é que a enfraquecem  e a prejudicam com tantas medicações enquanto tentam descobrir... :(
Não sei o que devo fazer... Se mudo de veterinário começará tudo de novo? Mas não deveria ter uma segunda opinião? Alguém tem uma ideia do que a possa fazer mancar? Será algum tipo de dormência, reumatismo, artrite... etc... Quem tiver experiências parecidas por favor partilhe. Obrigada


Skye e a Ema (Inseparáveis)

30 de Maio de 2011

Hoje foi a 3ª consulta da Ema para observação do ouvido e aparentemente está melhor contudo a cera escura continua instalada no fundo do ouvido onde não se pode mexer, terei que continuar o tratamento que ela detesta de 48 em 48h e voltar a ir ao vet em 15 dias... Em relação à pigmentação a vet disse que poderia ser uma reacção alérgica ao tratamento ou sensibilidade por estar com aquela zona muitas vezes húmida devido ao tratamento... Não me soube dizer o que seria ao certo.. 
Tomou mais duas injecções como na consulta anterior, uma anti alérgica e outra de anti inflamatório...

27 de Maio de 2011

De há uns 5 dias para cá foi aparecendo uma pequena pigmentação castanha  que se alastrou pela entrada da orelha, na zona exterior, não sei se poderá ser do tratamento... Se alguém souber ou tiver tido uma situação igual por favor deixe um comentário. A consulta da Ema é dia 30 de Maio, na próxima segunda-feira.
Obrigada 

13 de Maio de 2011
Hoje foi a consulta da Ema. Deixei-a no vet em jejum às 10h30 e fui buscá-la  por volta das 17h30. Quando cheguei já estava acordada e mostraram-me o Raio-X, feito através da boca para ver o ouvido interno.Veri ficaram que não tem pólipos e aparentemente está tudo bem. Os vets disseram que pode ser alergia a ácaros. Tomou uma vacina para as alergias e um anti-inflamatório injectável. Agora terá de continuar o tratamento ao ouvido e daqui a 15 dias terá de voltar ao vet para ser observada, para ver se melhorou ou se continua igual a fim de perceberem se realmente se tratam de alergias. Neste momento ela anda a brincar com o ratinho preferido dela. Ficou muito feliz quando regressou a casa. Obrigada a todos pelo apoio.
 
29 de Abril de 2011
A Emazinha está doente. Quando a resgatei em Dezembro de 2009, ela estava muito mal, tinha uma pneumonia, herpes, sarna, otite, clamídia... Tinha o sistema imunitário enfraquecido ainda bebé e por isso mesmo nunca se desenvolveu como um gato normal, tendo ainda o tamanho dum bebé de 5/6 meses. Felizmente tudo se resolveu com um longo tratamento.
Contudo, na passada terça fui com ela ao veterinário para a vacinar e mostrar o ouvido esquerdo, pois tenho feito vários tratamentos e ela continua a ter sempre uma cera preta no ouvido esquerdo, que aparece constantemente de 15 em 15 dias... Quando o vet a examinou caiu-me o coração no chão... Não é uma cera qualquer, há qualquer coisa que lhe provoca a otite, algum problema interno, pode ser uma alergia ou vírus ou uma condição física, tem as gengivas tremendamente inflamadas e já lhe faltam alguns dentes  à frente no maxilar inferior.
Eu pergunto-me como é que não me apercebi das gengivas, com os cuidados todos que tenho diariamente com ela... O vet diz que pode ser apenas uma alergia, mas como ela é portadora de clamídea... Além disso os dentes terão que ser retirados devido às infecções, disse ele. 
Estou agora a tentar um novo tratamento ao ouvido, durante 15 dias, e quando terminar tenho que esperar dois dias (dia 12 de Maio) e levá-la de manhã em jejum para ser sedada, radiografarem o ouvido e fazerem os exames necessários para encontrar a causa...
A verdade é que o ouvido nunca melhora e estou muito preocupada, ela é tão pequenina e fraquinha... Na veterinária onde eu costumava ir ela dizia-me que devido à clamídea eu tinha que fazer as limpezas ao ouvido da Ema toda a vida, nunca iria mudar, por isso de certa forma sempre achei que não havia mais nada a fazer... Mas, a dada altura, quando mudei de veterinário devido àquela urgência do Skye em que ela me falhou e o Skye quase perdeu a vida, numa das vezes que fui com ele ao vet, perguntei sobre a situação da Ema  e ele disse-me que o melhor seria eu deixar acumular a cera no ouvido e depois ir lá mostrar para tentarmos descobrir a causa... Foi o que eu fiz. Fui levá-la lá para tomar a vacina e não lhe limpei o ouvido durante a semana anterior para acumular a cera...
Agora terei que aguardar 15 dias para saber o diagnóstico. Não posso deixar de referir que quando coloquei a Ema na transportadora, geralmente aqui todos os gatos fogem mal pego na transportadora, mas o doce Skye correu atrás da transportadora e assim que a pousei no chão para abrir a porta de casa e sair ele começou a bater com a pata na porta da transportadora e a miar para a Ema. Fiquei curiosa e abri a porta da transportadora, ele entrou logo para dentro para a beira dela! Ela a tentar sair e ele a entrar. Resultado, o Skye teve que ir com a Ema ao vet. Ele adora a Ema, às vezes é uma peste com ela mas não a larga.
Continuando, o total da consulta ficou em 90€, com vacina e tratamentos e daqui a 15 dias serão talvez mais de noventa com a radiografia e a comida hipoalergénica se for necessária... Se puderem dar uma ajuda, agradeço do fundo do coração.
Tudo o que adquirirem no Gatinho do Porto (http://gatinhodoporto.blogspot.com) durante o mês de Maio será para ajudar a Ema, por favor, ajudem visitando o Gatinho do Porto.

Email: pelosamigosleais@gmail.com   -   Obrigada a todos
_________________________________________________ 

Dezembro 2009

Depois de uma semana fechada numa garagem, sem comer, sem se aquecer, a respirar os gases dos carros, foi resgatada. Contactaram-me para ajudar, explicaram-me a situação e fui então  rapidamente buscá-la à clínica veterinária na zona de costa cabral, onde me indicaram que tinha sido deixada para ser examinada e tratada, três dias antes.
Infelizmente, quando cheguei à dita clínica veterinária, qual não é o meu espanto quando uma rapariga (auxiliar da vet) me vem trazer à sala de espera a armadilha coberta por um pano escuro, e, com a gata lá dentro! Primeiro, ainda pensei que a tinha acabado de pôr lá, mas quando eu lhe disse que tinha transportadora para levar a gatinha ela respondeu-me: "É melhor levá-la na armadilha porque ela é muito agressiva, quando nos aproximamos ela bufa", e foi quando perguntei se ela tinha ficado na armadilha desde que a tinham entregue na clínica, e, além de o confirmarem, depois de perguntar o que ela tinha, ainda confirmaram que não lhe fizeram absolutamente nada, nem examinação, nem tratamento, nada!
A gatinha ficou três dias dentro duma armadilha! Defecou, urinou, comeu, dormiu ali, 3 dias! Gradeada a toda a volta, incluindo por baixo onde podia até ter partido as patinhas...
Abri a armadilha imediatamente e coloquei a gatinha na transportadora, que estava com o pêlo branco todo amarelo de fezes e urina e a cheirar muito, muito mal... Quando a retirei da armadilha ela bufou, mas bufou de medo... toda encolhida...


Depois desta conversa com a auxiliar da vet, claro, pedi satisfações à vet que me respondeu que a gata bufava e parecia violenta... Além disso ficou toda chateada comigo por eu pedir satisfações por ter a gata presa na armadilha durante 3 dias, sem sequer terem colocado um cartão por baixo para se deitar durante esses 3 dias, nem lhe terem feito qualquer exame...

A vet pensou que por ser vet eu não tinha o direito de questionar o trabalho dela, mas ela até podia ser o papa ou o rei, para mim a situação tratava-se de negligência e maustratos para com um Animal e obviamente não ía ficar calada! Há veterinários que certamente a questionariam também como eu.

Para piorar tudo, não lhe fez qualquer diagnóstico ou exame mas, mesmo assim, deu-lhe ronaxan por precaução (um medicamento forte para uma bebé debilitada...), nem sequer a desparasitaram... a gatinha estava cheia de pulgas, ácaros e parasitas. Nunca pensei um dia chegar a uma clínica de Animais e ver tal crueldade...
Inacreditável... 3 dias fechada numa armadilha numa vet!!!! Imaginam???

Saí dali e levei-a de imediato à vet onde costumo ir, que a tirou logo da transportadora sem medo dos bufos dela, e a pequena Ema bufava toda encolhida, como qualquer gato em pânico...

Foi-lhe detectado herpes, otite avançada, uma pneumonia muito grave, clamídea, sarna  e excesso de parasitismo, condição clínica muito grave que a outra dita veterinária podia ter tratado imediatamente sem diagnóstico sequer. Tudo isto afectou-lhe o desenvolvimento e enfraqueceu-lhe o sistema imunitário.

A minha vet disse logo que o ronaxan era demasiado forte mas como ela já o tomava a  melhor solução seria reduzir a dose para metade, além disso, receitou os tratamentos para os parasitas e para as otites.

Dezembro 2009
Consulta 15€
1 pipeta advantage 4,5€
2 pipetas otoclean 2€
Ronaxan Emb. 10€
(os comprimidos de Ronaxan que sobraram foram entregues à Helena da Pata Vermelha)
Caniquantel 1,6€
Stronghold 9€
Orydermyl 11,5€

Janeiro 2010
Caniquantel 1,6€
OVH + Romefen + Clavubactin 77,5€

Fevereiro 2010
Caniquantel 1,6€
Stronghold 9€
Vacina RCPHC Felv 30€

Março 2010
Reforço da Vacina RCPHC Felv 30€
Ulcermin (doado pela Sónia Loureiro)

Conta da Ema = 203,3€


16 de Março de 2010
Conta liquidada
Muito obrigada a todos que tão generosamente
ajudaram a liquidar a conta veterinária da Ema.

 
Projecto PAL
pelosamigosleais@gmail.com

3 comentários:

  1. Oh Sandra! Gostava tanto de poder ajudar mas, também desde Dezembro passado que ando "a correr" para o vet por causa da Ritinha que foi operada a uma piómetra que contraiu. Também tinha carcinoma e, acabou por morrer no dia 27 passado. Tenho gasto muito dinheiro para que ela tivésse qualidade de vida até ao final. Ño entanto, não quiz deixar de lhe dar uma palavra de alento desejando que tudo corra bem à Ema e a si. Felicidades! Há-de aparecer o dinhº, vai ver. Beijo amigo

    ResponderEliminar
  2. Acabei de enviar 50euros (Pay pal) para ajudar a gatinha Ema ,mas também gostava de falar com a Dona desta gatinha.
    Podiam-me mandar o contacto para o meu email?
    Maria do Rosário de Satúrio-Pires

    ResponderEliminar
  3. Maria do Rosário muito obrigada pela enorme generosidade. Vou-lhe enviar um email daqui a pouco

    ResponderEliminar

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de carácter,

e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem."

.

Arthur Schopenhauer