21 de novembro de 2010

Um País Ridículo!!

21 de Novembro de 2010
E mais de 4 anos depois, os 3 Ursos são finalmente retirados da jaula!
Chegaram hoje ao Zoo!
Contudo, continuo a acreditar que estariam melhor num Parque Natural...
Obrigada a todos os que lutaram pela libertação destes Animais!




18 de Novembro de 2010
Porque continuam os pobres bichos enjaulados?
Estiveram 5 anos dentro daquela jaula, onde continuam HOJE!, e agora que toda esta vergonha foi a público em Outubro e, logo no momento, tanto o Parque Nacional da Peneda-Gerês e o Parque Biológico da Lousã se mostraram interessados em acolher os Animais. Porque continuam ali?!?! E ainda por cima dizendo que os ursos vão ficar ao cuidado do Jardim Zoológico de Lisboa! Porquê no Jardim Zoológico? Porque não ao ar livre nos Parques Naturais?! E Porque é que ainda estão na jaula se já há estas soluções todas!?!?!
O BE questionou o ICNB. Questionem também!
Deixem os vossos comentários e a vossa indignação pela falta de eficiência e humanidade em tudo o que se faz e NÃO FAZ neste País!
Obrigada
Sandra - Projecto PAL
pelosamigosleais@gmail.com

Três ursos-pardos, que faziam parte do Mágico Circus,
estão enjaulados há 5 anos no atrelado do camião!


15 de Novembro de 2010

Boa tarde,

A deputada Rita Calvário, do Bloco de Esquerda, questionou hoje o Ministério do Ambiente sobre a falta de actuação do ICNB perante a situação de três ursos que aguardam há cinco anos para serem transferidos de um atrelado de um camião para um local apropriado para o seu acolhimento.

Desde 2005 que três ursos-pardos, apreendidos ao circo Magic e ainda a viver à sua guarda em jaulas sem condições, em Marco de Canavezes, aguardam que o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) efectue a sua transferência para um local adequado.

O ICNB está há cinco anos sem tomar uma decisão sobre esta transferência, apesar do Parque Biológico da Lousã e do Jardim Zoológico de Lisboa já se terem disponibilizado para receber os animais e os Serviços de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA-GNR) para participar no seu transporte.

Agora, em resposta à indignação da população e associações de protecção animal, o ICNB limitou-se a dizer que "ainda não há uma previsão" para a transferência dos três ursos, "porque se trata de um processo muito complexo", havendo "outras questões que precisam de ser preparadas".

O Bloco de Esquerda não compreende a morosidade deste processo, já que a apreensão destes animais selvagens deveria motivar uma resposta célere para os colocar em locais adequados, assegurando a sua protecção e bem-estar. Existindo locais disponíveis para os receber, com condições de acolhimento e tratamento melhores que o local actual e com serviços de apoio técnico e veterinário, não entendemos as reservas do ICNB para avançar com a transferência. Além disso, parece que não tem sido realizado qualquer acompanhamento de proximidade do ICNB em relação a estes animais, já que no local onde estão há 5 anos não são cumpridas condições mínimas de alojamento e alimentação.

A pergunta encontra-se em anexo.

Com os melhores cumprimentos,
Hugo Evangelista
Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda

Vejam mais aqui: BE Parlamento 

______________________________________

30 de Outubro de 2010

Ursos disputados por parques nacionais

Os três ursos-pardos que pertenciam a um circo e estiveram cinco anos numa jaula e a ser alimentados por caridade da população de Vila Boa do Bispo, em Marco de Canaveses, foram disputados por parques nacionais. O Parque Nacional da Peneda-Gerês e o Parque Biológico da Lousã foram alguns dos espaços que mostraram interesse em acolher os animais. Para já, os ursos vão ficar ao cuidado do Jardim Zoológico de Lisboa.

O interesse surgiu depois de o caso ter sido divulgado na Comunicação Social. A situação em que viviam os animais do Mágico Circus levou a que surgissem interessados em cuidar daqueles. "Vieram do Parque do Gerês oferecer ajuda", exemplificou Adélio Silva, funcionário do circo.
Os animais, entre os 17 e os 18 anos, comem apenas pão e fruta e vivem no atrelado do camião do circo desde 2005 por o dono não ter a documentação que lhe permitia levá-los em viagens.

______________________________________

29 de Outubro de 2010

Miranda do Corvo: Parque Biológico disponível para acudir a três ursos-pardos

O Parque Biológico da Serra da Lousã, em Miranda do Corvo, poderá vir a acolher três ursos-pardos que vivem encerrados numa jaula há cinco anos, em Marco de Canaveses, soube o “Campeão”.

Os animais pertenciam ao circo Magic, contudo, com a entrada em vigor de nova legislação em Portugal, relacionada com o licenciamento para a utilização de animais em espectáculos, os três ursos foram apreendidos, tendo ficado ao cuidado do tratador e proprietário do circo, a aguardar uma solução definitiva pelo Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB).
Jaime Ramos, presidente da Fundação Assistência Desenvolvimento e Formação Profissional (ADFP), disse ao nosso Jornal que, se não surgir nenhum imprevisto, o Parque Biológico da Serra da Lousã pode vir a ter como novos inquilinos três ursos-pardos a partir da Primavera do próximo ano.
A solução para um problema de bem-estar animal que se arrasta há vários anos surgiu depois de o ICNB ter contactado a entidade gestora do parque biológico de Miranda do Corvo, aferindo da disponibilidade para acolher os três ursos-pardos. Para o efeito, a ADFP apresentou um projecto que está agora sob análise.
Os animais devem ser transportados na próxima semana para o Jardim Zoológico de Lisboa, onde permanecerão temporariamente, até que as instalações no Parque Biológico da Serra da Lousã estejam prontas para os receber.
Impedidos de utilizar os ursos nos espectáculos circenses, em 2005, os proprietários ainda levaram os animais para outros países, contudo, a falta de alguns documentos legais obrigou-os a regressar.
Desde então, os animais têm vivido numa jaula que não oferece as condições necessárias para animais deste porte, uma situação que tem levado a fortes protestos e acções na Internet, através de redes sociais como o Facebook, alertando para este problema.


______________________________________

28 de Outubro de 2010

Ursos vivem há anos numa jaula (COM VÍDEO)

Três ursos-pardos que pertenciam a um circo vivem há cinco anos numa jaula em Vila Boa do Bispo, Marco de Canaveses. Os animais foram apreendidos, tendo ficado ao cuidado do seu tratador e dono do circo até que o problema fosse resolvido pelo Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB). A solução só chegou ontem. O Jardim Zoológico de Lisboa anunciou que fica, provisoriamente, com os animais.

O problema surgiu em Dezembro de 2005. Os ursos do Mágico Circus foram levados para outros países, mas como o proprietário não tinha a documentação que permitia essas viagens, estes tiveram de regressar. O caso foi para tribunal e, como não foram pagas as coimas, os ursos foram apreendidos. O dono ficou como fiel depositário até que o ICNB indicasse o destino para os animais.
Durante este período, os animais viveram no atrelado do camião do circo e eram alimentados a pão e fruta, normalmente dados pela vizinhança. O fiel depositário, que sofreu um AVC, só tem uma reforma de 175 euros e também vive da caridade. O caso foi novamente denunciado em Setembro deste ano pelo veterinário municipal e pela GNR.
O CM tentou contactar o ICNB, mas não conseguiu obter resposta em tempo útil.

2 comentários:

  1. Este Pais e mais que ridiculo. E um Pais que tem gente que nao faz nada, com contornos criminosos, porque deixam animais cruelmente em condicoes inhumanas.Sao uns incompetentes e negligentes que estao enroscadas nos seus principescos salarios pagos por todos nos nestes inuteis e numerosos institutos publicos que ja deveriam ter sido eliminados. Uma vez que o Parque Biológico da Lousã e do Jardim Zoológico de Lisboa já se terem disponibilizado para receber os animais e os Serviços de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA-GNR) para participar no seu transporte, porque tem que outro organismo, que nada faz, ter que dar a permissao? Para que existe tanto organismo para nada fazer.....so se for para alimentar a corrupcao. So assim se compreende tanto organismo envolvido para dar permissao para o mesmo processo. A burocracia so serve estados de ditadura e alimentam a corrupcao.

    Temos que agir e questionar este Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade que a partir de agora redenominava para Instituto da Tortura e Incompetencia Nacional.

    Isabel

    ResponderEliminar
  2. Eu subscrevo inteiramente tudo o que a Isabel diz, bem como o que está escrito acima. É uma vergonha!!!!

    ResponderEliminar

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de carácter,

e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem."

.

Arthur Schopenhauer