2 de fevereiro de 2010

LAGARTA DO PINHEIRO PODE MATAR O SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO!!

.
.
Por favor, passem esta informação, pois pode salvar alguns animais de uma morte terrível. O seu cão ou gato pode ser gravemente afectado e até morrer ao comer estas lagartas. O animal pode perder a língua por causa da lagarta e sem língua não poderá comer nem beber. Já vi alguns animais que tiveram de ser abatidos por causa disto. Se suspeitar que o seu animal apanhou uma lagarta processionária, por favor leve-o a um veterinário imediatamente!
Michele Jones


A LAGARTA PROCESSIONÁRIA DO PINHEIRO - Informação
Estas lagartas são assim chamadas porque caminham em procissão (ver imagem) ao saírem do ninho e antes de se transformarem em traças. Encontram-se em climas mediterrânicos. Os "ninhos" são formados por por um rolo de filamentos (ver imagem) do tamanho de um punho, que normalmente se alojam nos ramos mais altos dos pinheiros. Entre os meses de Outubro e Abril, elas começam a descer dos ninhos de casulo à procura de terra quente e macia para se transformarem em traças.
Normalmente formam-se procissões com centenas de lagartas, que se vêm a circular nos caminhos, passeios, relva, etc. As lagartas possuem pêlos finos e irritantes e são castanhas com algumas manchas amareladas.
Nos adultos estes pêlos causam irritações severas e ocasionalmente choque anafilático e paragem respiratória que pode levar à morte. Nas crianças (que podem ficar curiosas com as lagartas e consequentemente levá-las à boca), os efeitos podem ser mais dramáticos ainda, precisando de ajuda médica imediata. Também as pessoas mais idosas, com menos resistência, poderão sera fectadas mais grave e rapidamente. Golfistas, tenistas, futebolistas e praticantes de bowling (petanca) deverão ter cuidado de não agarrar uma bola que tenha tocado numa processionária. No caso dos golfistas, há alguns campos de golfe onde permitem que substituam as bolas. Todas as bolas deverão ser limpas com papel, que posteriromente deverá ser queimado.
Relativamente aos animais de estimação, nomeadamemte cães e gatos, o problema é que as lagartas têm um sabor e cheiro agridoce e tanto os cães como os gatos irão tentar comê-las. Os resultados são quase sempre fatais. 3 ou 4 lagartas matam um cão de tamanho médio e basta uma para matar um gato. Quando o dono se apercebe do que aconteceu, já é tarde para salvar o animal e tudo o que resta ao veterinário é diminuir o sofrimento.
Não varra as lagartas processionárias, pois isso poderá causar ainda mais problemas, ao espalhar os pêlos que provocam a irritação e, por isso, o risco de envevamento torna-se maior.
AS LAGARTAS PROCESSIONÁRIAS SÃO VENENOSAS. NÃO DEVE TOCAR NELAS COM AS MÃOS!
.
.

2 comentários:

  1. A minha irmã, tem pinheiros anões no jardim, que estão infestados de "processionárias"...
    Que fazer para as erradicar ?
    A quem nos devemos dirigir ?
    Agradeço informação para < fazinudo@live.com.pt >
    Muito obrigado,
    fernando@lmeida*

    ResponderEliminar
  2. Qual o ciclo de vida da Processionária ou Lagarta do Pinheiro?
    Fase Aérea – Julho a Setembro: Nesta fase, a Processionária ou Lagarta do Pinheiro assume a forma de borboleta e coloca os seus ovos nos pinheiros. As borboletas por vezes não são detectadas uma vez que assumem hábitos noturnos.
    Fase Terrestre – Setembro a Fevereiro: Nesta fase, os ovos eclodem e a Processionária ou Lagarta do Pinheiro assumem a forma de lagarta e ganham os seus pelos urticantes. É também nesta fase que a Processionária ou Lagarta do Pinheiro começam a construir ninhos de seda nos ramos dos pinheiros para se poderem abrigar do mau tempo.
    Fase Subterrânea – Janeiro a Maio: Nesta fase, a Processionária ou Lagarta do Pinheiro iniciam a descida do pinheiro até ao solo em procissão à procura de um local onde se possam enterrar e formar o seu casulo de modo a se transformarem em borboletas.
    Esta é a fase mais perigosa uma vez que é a fase em que a Processionária começa a larga os pelos urticantes.
    Quais os sinais de infestação de Processionária ou Lagarta do Pinheiro?
    Ninhos de seda nos ramos dos pinheiros
    Filas de lagartas nos troncos dos pinheiros e no solo
    Pêlos urticantes libertados pelas lagartas
    Como eliminar a Processionária ou Lagarta do Pinheiro?
    Para a eliminar a Lagarta do Pinheiro não recomendamos que seja feita uma desinfestação através de meios próprios, tratando-se de uma praga arriscada de solucionar, devido às reações alérgicas que podem surgir.

    De uma forma geral, eis as estratégias para eliminar a Lagarta do Pinheiro:

    De janeiro a maio: destruir as lagartas em procissão e pupas no solo;
    De junho a setembro: usar armadilhas;
    De setembro a outubro: usar tratamentos bioquímicos;
    De outubro a dezembro: destruir ninhos das lagartas;

    ResponderEliminar

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de carácter,

e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem."

.

Arthur Schopenhauer