18 de outubro de 2009

Centro de Reabilitação Animal substitui antigo canil de Gaia


.
.

Aqui está um exemplo para o País





O Centro de Reabilitação Animal já está em funcionamento. Trata-se de um moderno equipamento de recolha e tratamento de animais abandonados, que substitui o antigo canil com mais de 60 anos.Tem capacidade para 76 animais (cães e gatos), num espaço amplo de 1000 m2 dividido em 38 celas, contíguo às Oficinas Municipais. Dispõe ainda de uma clínica veterinária e de uma sala de cirurgias, que são geridas pelo Parque Biológico.

"De facto, não se justificava a anterior situação de desumanização. Fizemos um compasso de espera para construir este Centro, pois tínhamos previsto um projecto maior em parceria com todos os Municípios da Área Metropolitana do Porto. Tal não foi possível, mas penso que este espaço tem uma grande dignidade", salientou Luís Filipe Menezes, Presidente da Câmara Municipal de Gaia, na sua intervenção.

O novo Centro representou um investimento de 250 mil euros e não invalida a continuação das campanhas municipais de defesa e protecção dos animais. "É um problema que não se trata com canis mas sim com o procedimento quotidiano de todos os cidadãos. Mas num concelho com esta dimensão impõem-se serviços deste género", justificou o Presidente da Câmara Municipal.

Entretanto, a Câmara Municipal pretende triplicar o número de animais adoptados. "Em vez dos centros comerciais passaremos a fazer as campanhas no novo Centro. Nas escolas vamos continuar com as iniciativas de sensibilização para o não - abandono dos animais. Pensamos que as crianças podem ser um veículo eficaz de transmissão da mensagem", destacou Mário Fontemanha, Vereador do Ambiente.

A Câmara mantém o seu ritmo de inaugurações, de acordo com um calendário próprio. "Para nós o dia 11 de Outubro foi simplesmente um dia. Esta dinâmica de desenvolvimento vai manter-se nos próximos tempos e já dentro de poucos dias vamos inaugurar novas vias estruturantes e o empreendimento social do Miradouro, em Santa Marinha", concluiu Luís Filipe Menezes.

Para contactar o Centro de Reabilitação Animal ligue: 22 374 24 00
(Departamento Municipal de Salubridade Pública e Ambiente)


Fontes:
Gaia Global
Jornal Audiência
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de carácter,

e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem."

.

Arthur Schopenhauer