6 de maio de 2009

Circos sem animais sobem ao Parlamento

.
.

Países como a Argentina, Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, Finlândia, Grécia,



Índia e Suécia já baniram ou restringiram a utilização de animais


nos espectáculos circenses.

.
.
A Assembleia da República debate quinta-feira uma petição e um projecto de resolução do Bloco de Esquerda pedindo a proibição da utilização de animais nos circos, enquanto no exterior estará a decorrer uma manifestação apelando ao fim da "crueldade".
O protesto, marcado para as 14h00 em frente ao Parlamento, foi convocado pela Acção Animal e pela Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais , as mesmas organizações que promoveram a petição "Por um circo livre de exploração animal" que teve 5.129 subscritores.
O objectivo é aprovar legislação que proíba a comercialização, manutenção e apresentação de animais em circos ou espectáculos do mesmo género, alegando que estes são sujeitos a violência e meios tortuosos durante os treinos, como único meio de serem submetidos à vontade do domador.
Os peticionários consideram também que estes animais não podem viver "livremente e de acordo com a sua natureza", estando constantemente sujeitos a "pressões anti-naturais e stressantes", e defendem que as companhias de circo não estão dependentes da apresentação destes "números" nos seus espectáculos.
Países como a Argentina, Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, Finlândia, Grécia, Índia e Suécia já baniram ou restringiram a utilização de animais nos espectáculos circenses.
O projecto de resolução do Bloco de Esquerda (BE) segue a mesma linha, recomendando ao Governo que proíba a utilização de animais selvagens no circo e que os existentes sejam encaminhados para "locais adequados à sua permanência" no prazo máximo de três anos.
Na proposta do BE, destaca-se a preocupação com o bem-estar animal a nível internacional, a violência dos treinos que contrariam os instintos naturais, os alojamentos confinados, o perigo para a saúde e segurança pública.
A deputada socialista Rosa Albernaz, que defende esta causa "há muitos anos", disse à Agência Lusa que vai votar a favor da proposta do BE, "independentemente da posição do grupo parlamentar do PS que ainda não está definida".
"Não deve haver animais nos circos, nem selvagens, nem sem ser selvagens. Quem vê os treinos dos animais fica marcado para toda a vida, é ainda mais violento do que as touradas", declara a deputada.
Fonte: Expresso
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de carácter,

e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem."

.

Arthur Schopenhauer